Você está visualizando atualmente ALGARVE | Uma experiência deslumbrante

ALGARVE | Uma experiência deslumbrante

No sul de Portugal

Algarve é um dos destinos mais procurados e espetaculares da Europa. Cercado com as mais belas praias do mundo e com formações rochosas incríveis, é um lugar esculpido pela natureza e que com certeza vai tirar seu fôlego e te fazer viver uma experiência única. Conhecido por ser um país muito acolhedor, Portugal traz a sensação de estarmos em casa. A região tem diversos municípios a serem explorados e é bem provável que você precise programar mais de uma ida à Algarve para poder visitar cada cantinho, cada falésia (um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical).

Como chegar?

O aeroporto da região fica em Faro, mas você pode chegar de carro ou ônibus se já estiver em alguma outra cidade de Portugal ou até mesmo na Espanha. A região fica a aproximadamente 2h30 de Lisboa.

Algarve é perfeito para ser visitado de carro, assim você fica livre para seguir seu roteiro, fazer as paradas onde desejar e em quanto tempo achar necessário. A minha sugestão é iniciar ou finalizar a viagem por lá, isso porque é possível voar do Brasil com destino a Faro e vice e versa e, se a ideia for combinar a viagem com Lisboa ou Porto por exemplo, você economiza uma parte do trajeto de carro.

As três cidades mais conhecidas são: Faro, Lagos e Albufeira que, por serem próximas entre si, são facilmente acessadas de carro.

O que fazer

A região tem muitas praias e passeios a se realizar, por isso é bem importante planejar o que fazer durante sua estada por lá. Como nós brasileiros gostamos de conhecer de tudo um pouco e desfrutar o máximo de cada lugar, geralmente combinamos Algarve com outros destinos de Portugal, afinal já estamos lá e precisa aproveitar, não é mesmo? 

Se quer aproveitar tudo o que tem direito, o ideal é ficar pelo menos 5 dias em Algarve. Você precisa escolher onde se hospedar para poder organizar seus dias por aqui. Muita gente escolhe Albufeira, por conta da localização, mas eu particularmente acho Lagos mais charmosa, com um centrinho que é uma graça e o melhor, com praias lindas que podem ser acessadas com uma caminhada.  Aqui vão 5 dicas de paradas para aproveitar cada segundo do seu dia:

Ponta da Piedade

Um dos cartões postais do Algarve, fica em Lagos, município com as mais belas praias da região. Não tem como não se encantar por esse lugar. Não é uma praia para sentar e tomar sol, é um ponto principalmente para passeios de barco, caiaque e stand up paddle, que te levam por entre as grutas e formações rochosas que surgem do mar. Ali você pode encarar a imensidão das rochas de mais de 20 metros de altura.

Praia Dona Ana e Praia do Camilo

Dona Ana é uma das praias mais famosas e já foi eleita uma das mais belas do mundo. A Praia do Camilo é um tesouro escondido que também merece o posto de uma das mais belas do mundo, fora que tem uma vista estonteante. Ambas situadas em Lagos, são uma mescla de praia com falésias que deixam o visual incrível. É uma delícia caminhar e explorar cada cantinho. Você pode alugar cadeira e guarda sol para curtir o dia na praia de Dona Ana e terminar o dia na Praia do Camilo. Tanto em uma quanto na outra, você vai precisar descer muitos degraus para chegar até a areia, mas garanto que vale a pena todo o esforço.

Benagil

A gruta de Benagil é um daqueles destinos que te inspiram, o lugar é realmente maravilhoso. A incidência da luz do sol deixa a pequena praia lá dentro com uma cor incrível. Para chegar até lá você precisa necessariamente passar pelo mar, alugando um caiaque, que te deixa mais a vontade para curtir o local. Você pode optar também por fazer um dos passeios de barco, que também te leva para outras grutas da região, mas não te permitem descer, fazendo apenas parada para fotos. Por isso, fique atento, pergunte todos os detalhes antes de escolher o passeio. Por ser um dos pontos mais procurados, programe-se para chegar cedo, pois muitas vezes os caiaques e passeios se esgotam logo pela manhã. O melhor horário para ver os raios solares é entre 11h e 15h.

Praia do Carvalho, Praia da Marinha e Praia do Carvoeiro

Você pode visitá-las no mesmo dia em que for na gruta de Benagil, pois estão bem próximas do primeiro destino. Por mais que pareçam semelhantes, cada uma tem seu charme e seu encanto, por isso merecem fazer parte do seu roteiro. O tom de azul do mar em meio as falésias alaranjadas dão um toque especial ao cenário. Agora, se você gosta de caminhar, pode fazer a trilha dos Sete Vales Suspensos, que te leva por todas essas praias com visuais incríveis.

Albufeira

A região é uma das mais conhecidas do Algarve e tem cerca de 25km de costa com lindas praias para você explorar e escolher sua preferida. Com certeza vai poder tirar muitas fotos lindas e, principalmente, levar muitas memórias incríveis daqui. Para o passeio por Albufeira, algumas dicas de praia são: Praia da Falesia, Praia dos Arrifes, Praia São Rafael, Praia da Coelha, Praia do Castelo e Praia da Vila Joya (Xiringuitos).

Quando ir?

A melhor época para visitar o Algarve é durante o verão europeu, porém, junho e julho são meses de férias escolares e de altíssima temporada, o que acaba deixando a região muito cheia de turistas. Por isso, o ideal é programar a visita entre meados de maio e junho ou setembro, onde as temperaturas são boas e as praias estão um pouco mais vazias.

Onde Comer?

Você certamente não vai passar vontade no Algarve, são muitas opções de restaurantes espalhados pela região, desde aqueles com estrela Michelin aos mais simples e caseiros com comidas regionais e tradicionais. Ainda dá para curtir aquele vinho português enquanto desfruta da sua refeição e uma sobremesa da famosa doçaria de Algarve. Em todos os municípios você encontra boas opções de restaurantes para todos os gostos.