• Isabelle Lima

Alguns Mercados de Natal Alemães que você vai amar conhecer

4 semanas antes do Natal, as ruas alemãs se enchem de magia, as casas ficam coloridas com luzes natalinas, as vitrines enfeitadas e a neve pincelando as paisagens, mas especialmente pelos encantadores Mercados de Natal que enchem os olhos com suas decorações. Esses Mercados são como “feiras” de Natal que vendem enfeites, comidas e bebidas típicas, oferecem brinquedos como carrosséis ou rodas gigantes que chamam a atenção de toda a família, e tudo isso envolvido por uma atmosfera linda de Natal que irá te aconchegar enquanto anda pelos corredores criados pelas barracas. Uma curiosidade é que esses Mercados podem ter mais dois nomes “Christkindlmarkt”, mais ao sul do país é o Mercado de Natal do Menino Jesus, e “Weihnachtsmarkt” em outras regiões.

A primeira cidade a realizar um Mercado de Natal foi Dresden, há quase 600 anos atrás e, o lindíssimo Dresden Striezelmarkt, é considerado o primeiro do mundo! Então, estar no Natal nessa cidade é muito especial, você verá a Pirâmide de Natal, uma das maiores da Alemanha e o tradicional Stollen, um bolo natalino que é vendido em todos os Mercados de Natal que tem sua origem em Dresden e seu nome dá origem ao nome do mercado “Striezelmarkt’, e claro você não pode deixar de experimentar, ele sempre é coberto com açúcar de confeiteiro e contém frutas cristalizadas. Hoje o mercado recebe mais ou menos 3 milhões de pessoas por ano e conta com 250 estandes.

Já o mercado de Nuremberg é um dos mais famosos do país, por lá você vai encontrar todo tipo de atração, ele conta com várias áreas, algumas dedicadas ao artesanato, ou à famosa gastronomia Francônia com muito chucrute e carne de porco, também conta com um imenso carrossel em uma parte mais voltada para as crianças. O que eu mais gostei nesse mercado realmente foi a comida, muita coisa bem tradicional local e experimentar a culinária sempre é ouvir uma história e, mais que isso, senti-la, além do lindo trabalho artístico no artesanato, nessa época, totalmente natalino, você pode comprar um bolo que é um mix de especiarias com nozes, amêndoas e avelãs, o Lebkuchen que é tipicamente natalino.


Outra famosa cidade da rota romântica com um mercado de Natal que não dá para perder é Rothenburg ob der Tauber, todo o centro histórico vira um sonho repleto de decoração de natal e estandes em todas as ruas, e abriga Käthe Wohlfahrt a loja de artigos natalinos mais importante do mundo, que nasceu na cidade, portanto, dá para entender que a cidade vive o Natal intensamente e, como nos mercados que citei acima, vai ter suas surpresas culinárias que você só terá a chance de conhecer enquanto estiver lá.


Uma coisa muito incrível e que fica como dica para quem fizer essa rota de cidade é passar por Berlim e Frankfurt, assim você também vai aproveitar o clima de Natal em cidades grandes e visitar seus pontos turísticos que sempre valem a visita, vou deixar aqui embaixo meu texto para conhecer um pouquinho mais sobre a Alemanha.



Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v