• Inge Sommer

ARRAIAL D'AJUDA

A pequena vila rústica e charmosa repleta de praias paradisíacas e natureza exuberante, atrai turistas de todo o mundo. É considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas. Sinceramente, é um dos destinos mais gostosos do sul da Bahia, o centrinho é uma delícia, super aconchegante. Cercada pela Mata Atlântica e mangues, Arraial d’Ajuda se desenvolveu em torno de um dos primeiros santuários do Brasil, a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda, construída no século XVI. Hoje, a Praça da igreja é um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que, junto com as casinhas históricas coloridas dá todo o charme para o local. Atrás da Igreja você encontra um mirante com uma vista deslumbrante da Costa e ainda tem a chance de realizar seus pedidos, amarrar a sua fitinha de Arraial d’Ajuda nas grades do mirante e quem sabe ter seus desejos realizados. É só comprar uma fitinha em umas das lojinhas que ficam no entorno da igreja.


O QUE CONHECER


Praias de Arraial e Arredores Você pode ficar um dia em cada praia da região, são todas lindas e cheias de piscinas naturais. Uma das mais famosas é a Praia de Mucugê, bastante frequentada devido à proximidade com o centro de Arraial, tem uma estrutura bem completinha com bares e restaurantes, além de música ao vivo para agitar o dia. Já a Praia dos Pescadores, é pitoresca e menos badalada, mas tem muito charme e mar calmo. Costuma ser frequentada principalmente pelos moradores locais e tem um peixe frito que é uma delícia. Outra opção muito boa é a Praia da Pitinga, uma das melhores de Arraial com águas mornas e transparentes, cercada por falesias cênicas e multicoloridas, rodeada com muitos coqueiros que deixam a paisagem incrível. Ótima estrutura de barracas com boa culinária. Arraial Eco Parque Considerado o 4º melhor parque aquático e de diversão do mundo, não pode deixar de fazer parte do seu passeio. Um parque em meio a natureza com atrações para toda família, como toboáguas, tirolesa, arvorismo, piscina de ondas e um rio com correnteza para relaxar enquanto curte as paisagens. Praticar esportes aquáticos Os ventos do nordeste são muito propicios para os esportes aquaticos. A adrenalina rola solta no kite surf, wind surf e barcos a vela. Voos de parapente são realizados do alto das falesias e é possivel avistar o Monte Pascal e se encantar com a cor do mar. O mergulho também pode ser praticado, próximo à costa, nos bancos de corais, de 200 a 400 m da praia. A profundidade varia entre 10 a 18 metros . Passear pela rua Mucugê e pela rua Brodway Duas das principais ruas da cidade, cheias de lojas, restaurantes e bares. A Mucugê é a mais famosa e com uma variedade maior que a Brodway, mas vale a visita em ambas, mesmo porque a cidade é pequena e você consegue caminhar entre elas tranquilamente no mesmo dia e sentir o clima baiano e receptivo do local. Durante o passeio, dê uma passada pelo Beco das Cores e pela Praça São Braz. Fazer um bate volta a Caraíva Uma praia bastante procurada da região é a de Caraíva, a visita é uma experiência diferente em um lugar bem rústico e tranquilo, pra você se conectar mesmo com a natureza. Não dá pra chegar de carro até o vilarejo, mas você chega até Nova Caraíva e continua viagem em uma canoa. Dá pra conhecer a vila e curtir o dia em uma bela praia antes de voltar a Arraial.

ONDE FICAR São varias as opções de hopedagem em Arraial, entre resort e hoteis pé na areia. Se você busca o conforto de um resort, o Arraial D’Ajuda Eco Resort, é ideal para sua visita, fica em frente à Praia do Mucugê, com pier e praia privativa. Os hóspedes podem desfrutar do parque aquático Arraial D’Ajuda Eco Park durante todo o período de abertura. O Resort oferece transfer para a vila e tem balsas próprias para a cidade de Porto Seguro. Outra opção um pouco mais econômica é o Saint Tropez Praia Hotel, que também fica à beira mar e é rodeado por jardim e coqueiros. Fica a 1,2 km da Pitinga e 1,5 km do Eco Park. Já uma opção de hotel mais simples 3 estrelas é o Aquarela Praia Hotel ou o Arraial Bangalô Praia Hotel, ambos com conforto a beira mar, fica bem pertinho do resort e da balsa.


O QUE COMER Em Arraial você encontra várias opções gastronômicas. Um delicioso restaurante na movimentada Rua Mucugê é o Atelier do Bacalhau, que além do bacalhau tem ótimas opções de peixes e frutos do mar. Já na Rua Broadway (Bróduei), tem várias opções de barzinhos e restaurantes como o Pier 23 com deliciosas opções de frutos do mar. O Corujão Lounge Bar, na Estrada da Balsa, grande variedade de frutos do mar, comida brasileira e porções, além de uma vista incrível em um lugar bem agradável. Outro lugar bem interessante é o Boiteko com espaço para crianças, localizado no centro de Arraial, serve excelentes pratos brasileiros, frutos do mar e carnes. COMO CHEGAR Arraial d’Ajuda fica a apenas a 10 km do aeroporto de Porto Seguro, mas é necessário pegar uma balsa e atravessar o rio Bunharém. Tem alternativa de ir por estrada, mas o caminho é muito mais longo e só vale a pena se o fluxo de carros na fila da balsa estiver realmente muito grande. As cias aéreas LATAM, Gol e Azul chegam a Porto Seguro e tem conexões diretas com São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília por exemplo. QUANDO IR Por aqui tem sol praticamente o ano todo, mas as paisagens ficam mais bonitas durante o verão. Arraial costuma ser uma alternativa muito charmosa para aqueles que buscam sair um pouco do agito de Porto Seguro, mas por aqui também tem épocas de maior movimento como no Revéillon e no Carnaval. As chuvas podem acontecer com mais frequência em junho e agosto. Se puder vir entre setembro e outubro, provavelmente vai avistar alguma baleia Jubarte por aqui e o clima vai estar agradável.




Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v