• Deborah Albuquerque

GOVERNADOR CELSO RAMOS

Esse é um daqueles paraísos pouco conhecidos no Brasil. Fica bem perto das principais praias do litoral catarinense e ainda é muito pouco explorado. As praias são lindas e tranquilas com estrutura completa, mas sem a agitação e lotação das mais famosas como Florianópolis, Bombinhas e Camboriú por exemplo. A atmosfera é de paz e tranquilidade, o é ar puro e o ambiente é muito acolhedor. Lugar ideal para descansar e curtir férias com a família. É uma região certificada pelo programa Bandeira Azul, selo socioambiental reconhecido em todo o mundo que garante a qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança. Se você gosta de praia, precisa conhecer Governador Celso Ramos. Por ser uma área de proteção ambiental, desde 2019 se cobra uma taxa de entrada para quem estiver visitando a região entre novembro e abril. A TPA é válida por 24h, ou seja, se você entra às 8h, pode sair e voltar quantas vezes precisar até as 8h do dia seguinte, se passar desse horário, é necessário pagar novamente a entrada. Porém, se for ficar por vários dias sem sair, não precisará pagar a taxa novamente.


O QUE CONHECER

Passeio à Ilha de Anhatomirim O passeio sai da Baia dos Golfinhos e é feito de barco por cerca de 3h. Vale super a pena, além da história que existe ali, a paisagem é maravilhosa. e você ainda tem a chance de ver vários golfinhos no caminho. Para visitar a Fortaleza de Santa Cruz é cobrado um valor simbólico de entrada. Praia de Palmas É a praia mais famosa da região, com mais estrutura de bares e restaurantes. O mar costuma ter ondas, mas é uma delícia. O visual é lindo e vale a pena caminhar pela areia enquanto respira o ar puro e olha o mar. Visitar a Praia da Figueira Essa é uma praia pequenininha e sem estrutura, mas é muito bonita com mar calmo e águas cristalinas, vale a pena uma visita. Se quiser ficar um pouco por lá, leve um lanche e água, porque a praia é praticamente deserta. Praia do Tinguá O acesso à praia é feito por meio de uma trilha de uns 200m e tem um estacionamento (pago) bem na frente da entrada. A praia é muito tranquila, com mar calmo, limpo e água muito clarinha. Não tem estrutura de bar e restaurantes. Além das citadas tem muitas outras praias para conhecer e se estiver de carro, pode rodar por toda a região e visitar cada uma delas, como Praia de Calheiros, Praia de Cordas, Praia de Ganchos de Fora, Praia Armação da Piedade, Baía dos Golfinhos e etc. Importante sempre ter um lanche e uma canga, porque muitas delas não tem nenhuma estrutura para passar o dia, mas valem o mergulho.


ONDE FICAR Governador tem diversas opções de hospedagem, uma bem interessante é o Palmas Hotel e Spa, fica afastado da praia, mas te dá oportunidade de viver momentos de fazenda e praia em uma mesma viagem. Além disso, eles têm um ponto próprio na praia de Palmas onde você estaciona seu carro e desfruta do serviço de praia. E tem frigobar que você pode abastecer com os itens que quiser. Para uma opção mais próxima da praia, a escolha é o Águas de Palmas Resort com estrutura completa de lazer, parque aquático, recreação para crianças acima de 6 anos e serviço de praia. Agora, se você busca luxo em meio à natureza, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort é o ideal, com localização privilegiada e serviço completo. Outra ótima opção à beira da praia é a Pousada Recando das Flores, com uma praia calma e sem ondas, praticamente particular a sua disposição.


O QUE COMER Um lugar muito gostoso é o restaurante Algo Novo, familiar com comida muito bem feita e saborosa, com opções de carnes, peixes e frutos do mar. A noite geralmente tem música ao vivo. Uma boa opção para um lanche é o Burger Box, muito gostoso e com preço justo. Se você quiser fazer uma refeição com uma linda vista da praia, vale a pena ir ao Restaurante do Edu, ambiente simples que serve frutos do mar e comida caseira. COMO CHEGAR O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, que fica a cerca de 55km de distância. Tem voos diretos com LATAM, Gol ou Azul de diversas cidades do Brasil. A indicação é alugar um carro e ir até Governador Celso Ramos, pois vai ser útil para passear e conhecer as praias da região. QUANDO IR A melhor época para visitar a região é no verão, entre dezembro e março, quando as temperaturas são mais altas e você pode aproveitar melhor as praias. Inclusive a água fica mais quentinha.

 

Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v