• Inge Sommer

GRAMADO E CANELA

A região da Serra gaúcha é definitivamente um lugar que vai te encantar por toda beleza, estrutura e aconchego. Quem vai pra Gramado e Canela volta com gostinho de quero mais. Sabe aquele lugar gostoso de caminhar e sentir o ar puro, onde você é bem recebido por todos e tem a impressão de que é realmente bem-vindo? As cidades têm muita influência europeia e dá pra sentir o pé em países como Itália e Alemanha enquanto passeia pelas ruas cheias de casinhas no estilo colonial.

O QUE CONHECER

Atrativos não faltam, parece que Gramado e Canela foram projetadas para atender a todos os gostos e idades. Eu precisaria de vários minutos para listar tudo o que você pode fazer por aqui, por isso, vou dar só um gostinho inicial. Se você tiver 7 dias disponíveis de folga, dá para conhecer e visitar muita coisa. Centro Turístico de Gramado Passear a pé pela cidade é uma das principais atrações, onde você aproveita para curtir o clima e passar por vários pontos turísticos como a Rua Coberta, Igreja Matriz de São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Praça das Etnias, o Lago Joaquina Rita Bier e a linda Fonte do Amor Eterno. Isso sempre cercado com muitas lojas, restaurantes e os famosos chocolates. Além de atrações culturais e boa música. Mini Mundo Provavelmente você já ouviu falar desse passeio e é realmente imperdível. A riqueza de detalhes em cada miniatura que tem ali é impressionante, tão perfeitinho que até dá vontade de tomar uma pílula de encolher e viajar para o lugar ali mesmo. Lago Negro Um dos lugares mais lindos de Gramado e com uma bela história de existência. O lago surgiu de um buraco aberto por moradores para tentar conter o incêndio que devastou a região em 1942. Aqui você pode sentir um pouquinho da Floresta Negra alemã, já que alguns anos depois do incêndio, um dos moradores importou algumas mudas das árvores alemã e plantou no entorno do novo Lago. Snowland Com certeza é um lugar que agrada muito a nós brasileiros, que não temos neve por aqui. É o primeiro parque indoor da América e tem entretenimento para toda família. Dá para patinar no gelo, curtir o simulador 7D e sentir que está realmente esquiando, curtindo a montanha de neve com descidas de boia. Além de desfrutar de uma gastronomia bem variada e gostosa. Parque do Caracol Aqui tem um dos cartões postais da região, a Cascata do Caracol com seus 130m de queda. A vista é linda e a caminhada pela natureza são revigorantes. São milhares de coisa pra fazer, desde passeio temático da cerveja no bustour, tour para as cidades vizinhas como Nova Petrópolis ou Bento Gonçalves, tour de trem com vinho, visitar fábrica de chocolate, ir no parque terra Mágica Florybal, ir no Museu Munco a Vapor, comer um Apfelstrudel no Castelinho Caracol, visitar a Catedral de Pedra em Canela... De outubro a janeiro, ainda tem o famoso Natal Luz, uma série de eventos natalinos que acontecem na cidade. Precisa ficar pelo menos uma semana por aqui e você ainda irá embora com gostinho de quero mais.


ONDE FICAR Governador tem diversas opções de hospedagem, uma bem interessante é o Palmas Hotel e Spa, fica afastado da praia, mas te dá oportunidade de viver momentos de fazenda e praia em uma mesma viagem. Além disso, eles têm um ponto próprio na praia de Palmas onde você estaciona seu carro e desfruta do serviço de praia. E tem frigobar que você pode abastecer com os itens que quiser. Para uma opção mais próxima da praia, a escolha é o Águas de Palmas Resort com estrutura completa de lazer, parque aquático, recreação para crianças acima de 6 anos e serviço de praia. Agora, se você busca luxo em meio à natureza, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort é o ideal, com localização privilegiada e serviço completo. Outra ótima opção à beira da praia é a Pousada Recando das Flores, com uma praia calma e sem ondas, praticamente particular a sua disposição.


O QUE COMER Se tem um lugar que tem opção de comer, esse lugar é aqui na Serra Gaúcha, tem cozinha brasileira, suíça, oriental, alemã, fondue e etc. Todo mundo pode se esbaldar por aqui. Alguns restaurantes tem convênio com hotéis e você pode conseguir algum desconto, sempre pergunte ao recepcionista do hotel se eles têm algum restaurante para indicar. Além disso, alguns oferecem transfer do hotel ao restaurante (e vice versa), não deixe de perguntar caso você esteja sem carro. Uma boa opção para conhecer a cozinha regional alemã é o Fritz Haus, que fica bem ali no centro. Uma boa opção para fondue é o Chateaus dos Plátanos ou Maximilia Fondue, que tem ótima qualidade e preço acessível. Para uma boa massa, você pode ir à Cantina Pastasciutta e sentir um pouco desse ambiente italiano acolhedor. Não deixe de tomar um café colonial no Gramado Café Colonial, tem salgado, torta, doce, tudo bem fresquinho e gostoso. COMO CHEGAR O aeroporto mais próximo é o de Caxias do Sul, que fica a cerca de 70km de distância, mas também é possível chegar por Porto Alegre, que fica em torno de 120km de distância. Vale checar qual o melhor custo benefício em termos de passagens aéreas. De qualquer um dos aeroportos você pode contratar um transfer que te leva até a região ou alugar um carro se quiser rodar por lá durante sua estada. Dá pra se virar bem sem carro na região, mas você acaba ficando dependente dos horários de ônibus (Bustour) ou taxi e Uber disponíveis. Com o carro, nem sempre será fácil estacionar, mas te dá flexibilidade para visitar cada ponto de interesse o tempo que estiver com vontade. QUANDO IR A época mais procurada é a do Natal Luz, então, se sua intenção é ir para esse espetáculo, escolha ir no final de outubro e início de novembro, quando o festival já está acontecendo, mas a cidade ainda não é tão lotada e os preços são um pouco melhores. Além do Natal Luz, a cidade conta com um calendário de eventos bem variados, como a Páscoa (entre março e abril) e Festival de Cinema (geralmente em agosto) e o festival de Cultura e Gastronomia (geralmente em setembro) que também são bem procurados. Em qualquer estação do ano você vai ter atividades e visuais que valem a pena. Como a região tem chuvas bem espalhadas durante o ano, não tem um período específico que ela seja um empecilho, pois em qualquer época do ano você pode pegar algum dia de chuva, mas, a boa notícia é que mesmo com chuva, você tem as atividades em ambientes fechados e vai poder aproveitar todos os dias que estiver por aqui.

 

Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v