• Deborah Albuquerque

ISTAMBUL

Istambul uma das maiores cidades da Turquia que se divide entre Europa e Ásia através do Estreito de Bósforo, abriga uma mescla de culturas e religiões o que torna a cidade muito interessante. A cidade mistura antiguidade e modernidade, com seus palácios, mesquitas, mercados, cafés tradicionais e por outro lado arranha-céus, restaurantes renomados e modernos, hotéis design e o bairro mais cool da cidade na região da Rua Sofyali Sok onde existem vários bares que estão sempre cheios de gente.


O QUE CONHECER

Prepare-se para conhecer os vários atrativos que essa bela cidade te reserva como a Santa Sofia, antiga basílica do ano de 537 que foi transformada em mesquita e atualmente é um museu, possui uma impressionante cúpula com 60 metros de altura. A Mesquita Azul é outra atração que não pode faltar na sua visita à cidade. Seu nome foi dado devido ao isnik um azulejo azulado que reveste a mesquita e na sua parte externa tem um lindo jardim. O Palácio Topkapi tem sua beleza esculpida em mármore e também belos azulejos. O Grand Bazaar é o mercado coberto mais antigo do mundo com 300 mil metros quadrados e onde você poderá encontrar desde especiarias, doces turcos, até roupas e peças de decoração. Ah! Não se esqueça de negociar o preço antes de comprar pois isso é um costume 😊 Os diversos museus da cidade podem atrair sua atenção, os principais são o Museu Arqueológico de Istambul com relíquias otomanas e sarcófagos trazidos do Líbano; Museu de Arte Turca e Islâmica já tem sua beleza garantida por localiza-se em um palácio do século XVI e tem uma coleção de tapetes e objetos do Oriente Médio dos séculos 8 ao 19. O Museu Kariye dentro de uma igreja com lindos afrescos e mosaicos guarda relíquias bizantinas como pinturas e fotos antigas da cidade. Ainda tem o Istambul Modern que é mais recente, inaugurado em 2004 e abriga arte local e o Museu da Inocência que tem exposições esporádicas. Um passeio imperdível é o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro e possui uma extensão de 32km que separa a Ásia da Europa. Existem passeios longos que duram quase um dia todo e outros mais curtos de 2horas e qualquer um vale a pena para admirar a cidade de um outro ângulo. As atrações não param por aí, tem ainda as casas de banho turco, o Museu Galata Mevlevi, o Hodjapasha Dance Theater onde poderá assistir um espetáculo dos dervixes rodopiantes, aqueles famosos dançarinos que fazem uma dança cheia de charme e rodopios. Caminhar pela Avenida Istklal Caddesi onde estão algumas das mais antigas confeitarias, lojas e restaurantes e por onde passa o bondinho vermelho que também é uma ótima opção para desbravar a cidade.


O QUE COMER 360 é um mix de restaurante e bar com um skyline e serve pratos típicos e internacionais. Ciya Sofrasi clássicos turcos imperdíveis como kebabs, cozidos entre outros. Balikci Sabahattin é uma ótima opção para quem gosta de peixes e frutos do mar, restaurante bem tradicional fundado em 1927. Haci Bekir especialista em doces turcos é uma das docerias mais tradicionais e tem várias unidades espalhadas pela cidade. ONDE FICAR Grand Gulsoy: Localizado no centro histórico de Istambul e próximo do Graan Bazar e outros pontos turísticos. Ramada Tekstilkent: Hotel mais afastado do centro histórico, aproximadamente 13km é um hotel que oferece serviços especiais como spa e restaurante com pratos internacionais. Crow Plaza Old City: Hotel charmoso e mais tradicional no centro histórico, bem próximo dos pontos turísticos e quartos bem aconchegantes. QUANDO IR Para evitar o calor escaldante, os melhores meses são entre abril e junho (primavera) ou setembro e outubro (outono), quando as temperaturas são mais amenas.


COMO CHEGAR A Turkish tem voo com saída de São Paulo direto para Istambul, mas existem outras cias aéreas que conectam o Brasil com conexão em outros países da Europa como a KLM, Air France, Ibéria e podem montar conexões com saídas de outros Estados do Brasil. DOCUMENTAÇÃO Documentação Para brasileiros é obrigatório passaporte com validade mínima de 6 meses, uma folha em branco e para permanência de até 90 dias não é necessário visto.



Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v