Você está visualizando atualmente LISBOA | Uma experiência Inesquecível

LISBOA | Uma experiência Inesquecível

  • Categoria do post:Europa

PARTE I: ERA UMA CASA PORTUGUESA!

A belíssima cidade de Lisboa é a capital de Portugal e ganhou por três anos consecutivos (2017, 2018, 2019) como World’s Leading City Break Destination e não foi à toa. Além de ser uma cidade super agradável, possui um povo hospitaleiro, abriga muita cultura, belezas naturais, gastronomia variada e diversão para todos os gostos. Quem pensa que Lisboa não tem muitos atrativos se engana, há muitas igrejas, museus, praças, ruas famosas, restaurantes com culinárias diversas e para todos os gostos. A famosa praça do comércio localizada na Baixa de Lisboa e junto ao rio Tejo pode ser o início de um lindo dia. É dela que saem ônibus panorâmicos que percorrem todo o circuito de atrações turísticas, os ônibus elétricos e os comuns, que são utilizados não só por moradores, mas também por aqueles turistas que preferem vivenciar o dia-a-dia da cidade com os locais.

Embarcando no elétrico 25 que sai da própria Praça do Comércio, você chegará na linda Basílica da Estrela que demorou 11 anos para ser construída e que mistura o estilo barroco e o neoclássico. Na parte mais escondida da igreja existe um presépio lindíssimo com 480 figuras feitas em barro e o único onde está representada a Matança dos Inocentes.

Depois de curtir esse delicioso momento, pegue o ônibus elétrico 28 e faça uma breve parada no Jardim de São Pedro de Alcântara, que possui uma incrível vista da cidade, uma das mais belas que já vi! Além de apreciar essa linda vista você pode aproveitar para tomar um café e degustar um típico doce português, como por exemplo, o pastel de nata no Quiosque Miradouro. Antes de retornar a Praça do comércio, tome novamente o elétrico 28 e percorra algumas ruas do famoso bairro da Alfama. Suas construções antigas, grandes escadarias e casas com as típicas roupas penduradas na janela, valem o passeio.

Em Lisboa há um lugar que me surpreendeu e também tem uma vista linda da cidade, o Mirante do Jardim do Torel. A subida pelo Elevador da Lavra, é uma outra ótima opção de passeio e foge um pouco dos pontos mais turísticos.

Um lugar interessante para vivenciar a essência do fado português, é a famosa Casa da Amália Rodrigues, que se tornou um museu. Lá você poderá conhecer um pouco da sua história e algumas curiosidades interessantes.

Para quem gosta de museus, indico o Museu Nacional do Coches, com as antigas carruagens e coches e o MAAT, um museu mais novo de arte, arquitetura e tecnologia. Sua arquitetura externa e sua localização com a incrível vista do Rio Tejo à sua frente, já vale a pena! Outros famosos pontos turísticos que não podem ficar de fora na sua visita à Lisboa são: o Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Oceanário de Lisboa e o Elevador de Santa Justa.

Sugestões de visitas próximas a Lisboa

Se tiver um tempinho a mais por essa deliciosa cidade, você pode aproveitar para conhecer algumas cidades próximas como Sintra, Mafra, Ericeira, Cascais e Estorial.

Quando ir?

A temperatura média anual em Lisboa é de 20º porém, no verão, entre os meses junho e agosto, as temperaturas podem chegar aos 40º. Já no inverno entre os meses de novembro e janeiro, a temperatura varia entre 7º e 16ºC. Para aproveitar bem a cidade e evitar a alta temporada, minha dica é ir entre os meses de abril e maio ou setembro e outubro.

Como chegar?

Desde São Paulo existem algumas opções de voos diretos com as cias aéreas Latam e TAP ou ainda é possível partir de Campinas com a cia aérea Azul. Todas possuem facilidades de conexão com outros estados brasileiros. A TAP ainda tem saídas diretas de Recife, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro por exemplo

PARTE II: AS ANDANÇAS – Locomoção

Lisboa é uma cidade tranquila e você pode utilizar facilmente o metrô que te levará aos principais pontos turísticos da cidade e também os charmosos e tradicionais elétricos.

Você também pode utilizar Uber que é bem seguro, porém no momento só está aceitando pagamento através do aplicativo com cartão de crédito, ou seja, haverá variação cambial da fatura e IOF.

PARTE III: COMER, AMAR E REZAR, MAS COMER PRIMEIRO!

A cidade oferece opções para todos os paladares e bolsos, aqui vou dar algumas dicas de restaurantes na cidade para você apreciar não só a culinária típica portuguesa, mas também algumas outras opções que oferecem uma linda vista da cidade como por exemplo, o Seen Lisboa. Seen Lisboa – É um restaurante/bar e uma ótima opção para o fim de tarde ou um jantar agradável. Possui uma bela vista 360º da cidade. Atenção! Reserva é obrigatória. Ligue antes e garanta seu lugar nessa experiência. Av. da Liberdade, 185 – 9º andar 

Time Out Market – Antigo Mercado da Ribeira, é um local bem turístico e possui uma variedade gastronômica desde hambúrgueres até refeições de chefs famosos portugueses. Vale a pena ir para um almoço e preferencialmente durante a semana quando o movimento é menor (acreditem, o final de semana é lotado). Av. 24 de Julho, 49

Solar dos Presuntos – Restaurante famoso por receber celebridades, foi fundado em 1974. Apesar disso, o preço é acessível e a comida deliciosa, principalmente os frutos do mar e o bacalhau. Rua das Portas de Santo Antão, 150 Portugalia – Famoso pelos bifes que são servidos com um delicioso molho especial. Por ser uma rede, você pode encontrar um Portugalia em diversos shoppings, próximo ao Mercado da Ribeira ou também próximo ao Padrão dos Descobrimentos. Casa Portuguesa do Pastel de bacalhau – Você vai degustar um fantástico bolinho de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela, uma delícia portuguesa ainda mais incrementada. Imperdível! Rua Augusta, 106 Bairro do Avillez – É uma Taberna moderna com pratos variados e opções de pizza. Rua Nova da Trindade, 18 Pastelaria Alcôa – Uma deliciosa doceria onde você poderá tomar um café acompanhado de uma das delícias portuguesas, seus famosos doces. Rua Garrett, 37  Pastelaria Versailles – Como podem perceber, docerias não faltam nessa cidade e essa é outra ótima opção para um cafezinho acompanhado de um delicioso doce. Av. da República, 15A 100 Montaditos – Essa é uma ótima opção para um lanche diferente acompanhado de uma cerveja. É uma cervejaria espanhola com várias opções de lanches e variadas cervejas com ótimo preço. Eles tem vários endereços em Lisboa.

Onde se hospedar?

Ibis Lisboa Centro Saldanha 2*
Avenida Casal Ribeiro, 23 

Hello Lisbon Rossio Collection Apartments 
Calçada do Carmo, 43

Exe Lisboa 3*
Avenida Duque de Loulé, 124

Tryp Lisboa Oriente 4*
Av. Dom João II, lote 1.16 02B

Tivoli Avenida Liberdade 5*
Avenida da Liberdade, 185