• Isabelle Lima

Muito amor na comida e Mistério na História: um pouquinho do México

Hoje vim falar sobre uma tradição muito legal que acontece no México e que provavelmente você já ouviu falar, o Dia dos Mortos. O povo mexicano encara a morte de uma forma muito diferente de nós aqui no Brasil, não há comparações entre o nosso dia de finados e essa grande festa que é o Dia dos Mortos, porque nesse dia, o México vive um momento de reflexão, alegria e comemoração.


A Cidade do México fica toda enfeitada nessa época, ocorre uma competição de grandes esculturas coloridas, chamadas de Alebrijes, que simbolizam os guardiões das almas dos mortos, se parecem com animais, mas não muito comuns. Também há a exposição das famosas caveiras pela cidade e você pode tirar muitas fotos e observar os lindos detalhes de identidade que cada uma carrega, e isso é muito apoiado pela prefeitura da cidade que patrocina vários trabalhos para essa grande festa. Você vai amar!



Em todas as casas eles montam um altar, que é repleto de cempasúchil, uma espécie colorida de flores que, segundo a tradição, indicam o caminho para as almas, também são colocadas fotos em homenagem a todos os entes queridos que já se foram, pois a ideia é que essa celebração culmine em um almoço servido para a família toda, inclusive os que já não vivem entre nós, por isso, nesse altar, existem velas, comida, como o Mole que é super típico, bebidas e é tudo preparado com muito carinho. Ao experimentar a comida mexicana você vai sentir isso. E a prefeitura patrocina grandes altares públicos na própria praça Zocalu que com a colonização se transformou em uma praça com lindas igrejas construídas por espanhóis, mas antes da colonização era um centro da cultura asteca.


Pegando esse gancho de simbolismo com a cultura asteca, quero te falar sobre Teotihuacán, como dizem a “cidade abandonada dos deuses”, chegou a ter 150 mil habitantes e foi construída 200 anos antes de Cristo, até que ela foi abandonada e destruída, mas o detalhe é que ninguém sabe o porquê ou que povo vivia ali, pois apenas muitos séculos depois os Astecas descobriram aquele lugar que já estava construído.

Por lá você vai ter a chance de conhecer duas pirâmides a da Lua e do Sol que é gigantesca, há a possibilidade de sobrevoar também essas pirâmides, é um passeio lindo, pois você pode ver Teotihuacán de uma forma diferente. Não vou mentir que esse passeio você acaba andando muito, é um teste físico, mesmo assim é impossível não gostar.


Como falar de México e não citar Cancún? Uma cidade em que você pode aproveitar resorts incríveis e curtir a praia, as atividades organizadas pelos próprios resorts, como jogar bola, aprender a dançar, ou também só beber alguns drinks e comer boa comida, o que para mim já é mais que perfeito. Mas, se você quiser, também pode conhecer um pouco do que a cidade tem a mais para te oferecer, como conhecer o Chichén Itzá, que foi uma cidade-estado maia que abriga 26 ruínas maias ou a famosa Pirâmide Castelo, muito conhecida por ser a representação de um calendário solar com sua arquitetura que mostra todos os dias do ano. E, para esse passeio, é importante chegar cedo pois a procura é grande e o número de turistas que visitam também.


Outra atração imperdível em Cancún são os Cenotes, que eram considerados lugares sagrados para os maias, como se fosse uma conexão com o submundo. São como piscinas naturais, algumas bem profundas e outras nem tanto, você vai amar nadar em um deles e sair com sua energia renovada. Hoje em dia, mais por uma questão ambiental do que por serem sagrados, é necessário tomar uma ducha, para se lavar antes de entrar na água, além disso, em alguns é obrigatório o uso de colete salva vidas. A sensação é incrível. Por lá você também pode almoçar comidas muito típicas, como um porco assado debaixo da terra, que muitos gostam e ficam animados para experimentar. Em alguns casos você pode escolher um ingresso que inclua as refeições.



Espero que tenha conseguido te passar um pouquinho do amor que sinto pelo Dia dos Mortos e essa minha fascinação pela história antiga.


Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v