• Isabelle Lima

O que você vai encontrar na Polônia, em Praga e Berlim

Meu texto de hoje é para falar sobre uma viagem passando pela minha amada Berlim, por Praga, mas passando também por um país que eu nunca falei sobre: a Polônia que é um destino para quem ama viajar pela Europa, e conhecer cidades pouco visitadas por turistas, por lá você conhecerá cidades muito fascinantes e cheias de pontos lindos.


Começando pela cidade mais famosa da Polônia que é Cracóvia, apesar de esse país ter sofrido com a Segunda Guerra Mundial, muito em função de sua posição estratégica, a Cracóvia antiga, a parte da cidade que já foi um dia amuralhada, é muito bem conservada, a arquitetura antiga continua presente mesmo que hoje lojas modernas ocupem esses espaços essa identidade histórica é conservada nessa cidade. Algo que me encantou muito na cidade e no país é conseguir estar em contato com a História e entendê-la ao ver suas marcas, mas também ao observar o que se tornou, hoje super segura, um dos melhores países para se viver mesmo depois das violências do Nazismo. Passear por países com histórias tão fortes sempre nos marca e surpreende é inevitável.


Agora passando para a capital da Polônia, Varsóvia, tenho que destacar a beleza dessa cidade em particular, com aquelas clássicas construções coloridas e um centro histórico para explorar e se perder em seus detalhes tão diferentes dos nossos e ainda com resquícios da era nazista. Há também na Polônia um tipo de turismo bem específico a cidade de Czestochowa que é um centro de peregrinação, para conhecer a relíquia de Nossa Senhora de Czestochowa e uma pintura em ouro dessa figura, a cidade foi feita para receber uma quantidade enorme de pessoas, então além de conhecer a relíquia você irá conseguir desfrutar de deliciosos restaurantes, cafés e muitas vezes ocorrem festivais culinários bem perto do santuário de Czestochowa que valem super a pena a visita, pois tem culinária local, vários tipos de cerveja, mas isso depene um pouco do dia em que estiver por lá.


Para te ajudar a visitar a Polônia, queria dizer que acredito que uma boa forma é antes disso iniciar visitando Praga e depois partindo para Cracóvia, pois visitar Praga sempre é um espetáculo à parte, com a sua Praça da Cidade antiga, com igrejas construídas por um rei super religioso, mas hoje sendo um país que é um dos menos religiosos do mundo. Uma parada obrigatória em Praga é seu Castelo, o maior do mundo, hoje é sede do governo então você poderá presenciar a troca das tropas, um momento de troca de turno entre os guardas do castelo bem emblemático, e também conhecer a catedral de São Vito que é lindíssima.


Depois do roteiro pela Polônia termine por Berlim, para fechar esse tour com uma das cidades mais importantes da Europa, por lá você tem que experimentar o café da manhã alemão, que tem sempre um pretzel com manteiga muito bom, é uma daquelas coisas típicas obrigatórias. Em Berlim você com certeza vai visitar a Alexanderplatz que durante a história sempre foi um ponto importante e hoje ainda é um ponto de encontro, de comércio e algo interessante é que ponto que ficava do lado comunista da Alemanha por isso lá fica a Torre de TV que foi construída pelos soviéticos para demonstrar poder para o lado oposto.


Nesse final, gostaria de ressaltar que visitar as cidades dessa região vão te trazer muito conhecimento, pois viveram o lado do soviético da dura história da segunda guerra, algo que vai te impressionar, pois, é você ver todo o efeito da História atualmente e de forma muito real.



Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v