• Maris Machado

PORTO DE GALINHAS

Porto de Galinhas é daqueles destinos que você vai e não quer ir embora. Não sei como explicar, mas o clima ali é muito agradável e acolhedor, a gente se sente parte do lugar. Além disso, as praias são paradisíacas e a cidade tem toda estrutura de hospedagem, restaurantes e passeios que com certeza vão tornar suas férias ainda mais incríveis.



COMO CHEGAR

Ipojuca fica a aproximadamente 60km do aeroporto de Recife e você encontra voos diretos de várias capitais do Brasil, como por exemplo Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Manaus entre outras. As cias aéreas que te levam até lá são GOL, Azul ou LATAM.


Para chegar até Porto de Galinhas você vai precisar ter um carro alugado ou um transfer previamente contratado com seu pacote. Essa escolha também vai depender de como será sua estada por lá, porque se sua intenção for curtir somente a estrutura de um resort, você não vai precisar de um carro. Agora, se você tem intenção de conhecer as praias da região o carro vai ser muito útil e vai te trazer flexibilidade para aproveitar cada passeio no seu tempo.


QUANDO IR


O visual é sempre incrível, mas no período mais seco, entre setembro e março, você deve encontrar o mar mais cristalino corre menos risco de “perder” um dia de passeio por causa de chuva. Como entre Dezembro e o Carnaval o destino é muito procurado, os preços costumam ficar mais altos por conta da altíssima temporada, então, se puder ir entre Setembro e Novembro (fora de feriados) os preços costumam ficar um pouco melhores e você vai poder aproveitar o clima de sol e mar.


Outro ponto muito importante é consultar a tábua de marés, pois as piscinas naturais quase somem e as faixas de areia ficam muito curtas em períodos de maré alta. Pra te ajudar segue link para consultar as previsões - https://tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas. Com isso você pode tentar achar uma data que encaixe com suas férias ou pelo menos escolher os melhores dias para os passeios.


ONDE FICAR


Opções não faltam, algumas pousadas mais simples, outras mais charmosas, hotéis, resorts e resorts de luxo. Se sua vontade é ficar de pernas para o ar, o ideal é ficar em um dos hotéis e resorts All Inclusive desfrutando de todo o conforto que eles oferecem, por exemplo Ocaporã Hotel, que fica em frente a uma das praias mais bonitas de lá – Pontal do Cupe – e tem um ótimo custo benefício. Para quem quer mais luxo, a opção é o Nannai Resort que fica em frente à praia de Muro Alto e é um dos mais bonitos e luxuosos do Brasil, tem uns bangalôs incríveis. Ainda em Muro Alto, outra opção de estrutura e custo benefício é o Summerville Resort, que tem atividades para todo tipo de viajante.


Já para aqueles que vão desbravar a região, vale ficar em um hotel ou pousada mais simples para investir mais nos passeios. Eu curto ficar perto da Vila, o centrinho turístico e acolhedor da cidade. Uma boa opção é a Pousada Recando dos Corais, que fica bem pertinho de tudo e tem estacionamento disponível. Pertinho dali e cerca de 50m da praia tem a Pousada Doce Cabana que também tem um ótimo custo benefício. Um pouco mais afastado do centro, cerca de 4km, tem a Solar Porto de Galinhas, excelente para aproveitar a estrutura de praia e hotel combinados.


O QUE FAZER


Piscinas Naturais


O passeio de jangada até as piscinas naturais de Porto de Galinhas é imperdível. Uma experiência bem diferente que precisa fazer parte do seu planejamento. A água é transparente, cheia de peixinhos. Basta ir até a Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas, no centrinho e comprar seu ingresso. Não esqueça de checar a maré para programar o melhor horário e dia para o passeio. O ideal é ir 2h antes ou depois da maré mais baixa (preferência abaixo de 0,5m.


Praia dos Carneiros

Uma das praias mais bonitas do Brasil, fica a aproximadamente 50km de Porto de Galinhas. Você pode fazer um passeio bate e volta, mas se tiver mais tempo pode combinar algumas noites de hospedagem para curtir o visual por aqui. Se estiver a passeio, é importante escolher um ponto bacana para passar o dia, como o restaurante Bora Bora - http://www.bbcarneiros.com.br/ - ou o Beijupirá - https://beijupira.com.br/ - ambos com ótima localização e estrutura para você passar seu dia tranquilo por lá (serviços cobrados). Ambos ficam em frente às piscinas naturais. Aqui é interessante tentar achar um equilíbrio entre maré alta e maré baixa, pois a faixa de areia pode ficar muito pequena na maré alta e a água do mar pode dar espaço para água mais escura do rio na maré muito baixa.


Fazer um passeio de ponta a ponta – Muro Alto a Maracaípe


O passeio ponta a ponta é super famoso na região, e proporciona visitas rápidas para fotos e mergulhos em alguns pontos. Agora, se você estiver de carro, é perfeitamente possível fazer o passeio por conta própria, perde um pouquinho do charme de estar em um buggy mas compensa em termos de custo e flexibilidade. O Pôr do Sol em Maracaípe é lindo, então, se tiver oportunidade, faça o trajeto iniciando em Muro Alto e terminando por lá.


Praia Cabo de Santo Agostinho e Calhetas


Você pode aproveitar para conhecer as praias Cabo de Santo Agostinho e Calhetas, que ficam ali pertinho, cerca de 40km de distância. Tem até uma tirolesa para aqueles que gostam de um pouquinho de aventura.


O QUE COMER

Existem opções para todos os gostos. Um dos famosos é o Barcaxeira, que tem a tradicional Macaxeira gratinada com Carne de Sol e catupiry, só de pensar já dá água na boca. Outro restaurante bacana é o Peixe na Telha, que tem como carro chefe um prato de mesmo nome. Tem um restaurante com bons pratos e uma pizza muito gostosa também, o Mardioca. De qualquer forma, caminhando pelo centrinho você vai ver diversos restaurantes com todo tipo de comida.


Se tiver tempo e quiser aproveitar para conhecer outras lindas praias do Nordeste, dá para combinar com destinos como Recife, Maragogi e Praia do Carneiro. Mas, de fato Porto de Galinhas merece estar em seus planos de próximas férias, seja para relaxar em um resort, seja para passear, os encantos da região com certeza vão te conquistar.


Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v