• Inge Sommer

PORTO SEGURO


Porto Seguro é parte da história do nosso país e, apesar de não ser o maior foco das pessoas que visitam a cidade, é muito legal estar no lugar onde tudo começou e imaginar como eram as coisas naquele tempo. A primeira vez que estive por aqui foi na viagem de formatura do meu irmão e, apesar de ter sido em 1995, tenho excelentes memórias do lugar. Depois disso voltei uma vez, mas fiquei em Arraial D´Ajuda e aproveitei para conhecer um pouco mais da região. As praias são lindas, a estrutura é completa com restaurantes, bares e o comércio na Passarela do Descobrimento. Enfim, aqui tem atividade para todo tipo de público.


O QUE CONHECER

Visitar os pontos históricos Vale a pena fazer uma visita ao Centro Histórico ou Cidade Alta. O ideal é ir acompanhado por um guia para conhecer um pouco mais da história do lugar. Passar pelo Marco do Descobrimento e as Igrejas de nossa Senhora da Pena e São Benedito Fazer um passeio bate e volta até a Praia do Espelho Tem esse nome porque a transparência da água reflete sua imagem como se fosse um espelho, cheia de piscinas naturais e belas paisagens. Vale dar uma olhada na tábua de mares antes de decidir o dia de sua visita, porque com a mare alta o visual pode ser um pouco frustrante. Você pode fazer um passeio bate e volta ou mesclar alguns dias de hospedagem por aqui. Quer saber mais sobe esse paraíso? Clique na imagem acima. Fazer um passeio bate e volta até Arraial D´Ajuda Fica bem pertinho, é só o tempo de atravessar a balsa mesmo. Se tiver um carro alugado, dá pra ir facilmente por conta própria. Caso contrário, tem opções de passeios e vale muito a pena. A cidade é uma graça e muito aconchegante. Em uma das vezes que fui fiquei hospedada aqui e foi uma delícia, eu até sugiro mesclar uns dias de hospedagem por aqui, tem ótimas opções também. Clique na imagem acima para saber mais sobre. Fazer um passeio bate e volta até Trancoso Assim como a Praia do Espelho e Arraial, é imperdível visitar Trancoso. Também é preciso atravessar a balsa. As praias são paradisíacas. É aqui que fica a praça mais famosa do Brasil, chamada de O Quadrado. Dá pra ir por conta própria ou contratar um passeio, ambas são ótimas opções, o passeio te dá a comodidade de ter tudo programado a um custo justo e de carro alugado você fica mais livre para fazer tudo no seu tempo, só depende mesmo de como você prefere. Curtir as praias da cidade Vale aproveitar os dias para visitar e conhecer as praias de Porto Seguro, que também são lindas. A Praia de Coroa Vermelha, Praia do Mutá, Taperapuã, Mundaí. Também é bem legal ir ver os Recifes de fora, é um passeio que me recordo muito de quando estive lá em 1995, me lembro perfeitamente da sensação de andar pelos corais.


ONDE FICAR Porto seguro tem muita estrutura de hotéis e pousadas para todos os bolsos. A escolha depende muito dos seus interesses, se a intenção é fazer passeios e conhecer as praias da região, a hospedagem no centro é uma boa opção, costuma ser mais barata, por ali você encontra o Praia Mar Hotel que tem um excelente custo benefício, fica pertinho de tudo e oferece piscina e restaurante com um atendimento bem bacana. Se preferir o agito das barracas mais badaladas, ficar em Taperapuan é bem indicado, por ali tem o Safira Praia Hotel, que fica cerca de 600m da Axé Moi. Ou ainda o Taperapuan Praia que fica pertinho da Tôa Tôa. Todos simples, honestos e bem avaliados. Além desses, você também encontra opções para relaxar e desfrutar da estrutura de resort, como por exemplo o Porto Seguro Praia Resort e o La Torre Resort, ambos a beira mar e com opção de All Inclusive. O último tem um custo um pouco maior e fica em uma das praias mais bonitas da região – Praia de Mutá. Ah, e além de tudo ele é pet friendly.


O QUE COMER Em Porto Seguro você vai se deliciar com tantos sabores. Quando falamos de Bahia é impossível não pensar em Acarajé e moqueca de camarão, mas tem restaurantes de todos os tipos e para todos os gostos, comidinha caseira, peixes, frutos do mar, lanches, pizzas e etc. O restaurante Portinha é uma boa opção no estilo self service com comidas típicas e opções para quem prefere algo mais tradicional como arroz e feijão ou uma massa. Ali na beira da praia de Mutá, você pode experimentar o Recanto do Sossego, bem aconchegante que serve massas, comida brasileira e pizza. As barracas Axé Moi, Barramares e Tôa Tôa também são boas opções para comer sem precisar sair da praia. COMO CHEGAR A cidade possui seu próprio aeroporto e tem conexões diretas com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, por exemplo. Todas as cias nacionais passam por aqui – Gol, LATAM e Azul. O aeroporto é bem localizado e rapidinho você chega no centro. QUANDO IR A cidade possui seu próprio aeroporto e tem conexões diretas com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, por exemplo. Todas as cias nacionais passam por aqui – Gol, LATAM e Azul. O aeroporto é bem localizado e rapidinho você chega no centro.

 

Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v