• Inge Sommer

SAN PEDRO DE ATACAMA



San Pedro de Atacama é um pedaço do paraíso, localizado num planalto nas Cordilheiras dos Andes, do noroeste do Chile, na árida região de Antofagasta. A cidade é abastecida pelos lagos da região e canais de irrigação ajudam na distribuição de água pelo vilarejo. Serve como base para se explorar o Deserto do Atacama. A cidade é o ponto central de uma região com astral místico e é considerada um dos centros magnéticos da Terra.

Como chegar:

Há voos diários e diretos de São Paulo ou Rio de Janeiro para Santiago do Chile. Como não tem aeroporto, seu destino deve ser Calama, que fica a aproximadamente 100km de distância. O trajeto até San Pedro de Atacama demora aproximadamente uma hora e meia de carro, em um percurso nada convencional para nós brasileiros, a estrada que te leva a esse charmoso oásis é cheia de areia e pedras vulcânicas.


Quando ir:

Atacama poder ser visitado o ano todo, porém as melhores épocas são no outono (marços a maio) e primavera (setembro e outubro). As temperaturas são mais amenas e de menor amplitude térmica. Se possível, programe a viagem para a lua nova; nessa fase, a lua ilumina menos o céu o que permite ver mais estrelas.

O que fazer:

A cidade é pequena, na rua principal, Caracoles encontram-se vários restaurantes e bares. Os shows dos artistas locais acontecem na praça Central. Não deixe de visitar a Igreja construída nos meados do século XVIII, o Museu de Arqueologia com peças de ouro encontradas na região há 10mil anos e o Mercado de Artesanato. Explore as belezas naturais da região. A deslumbrante paisagem inclui o Deserto do Atacama, conhecido como o mais árido do mundo, a paisagem lunar da Cordilheira do Sal, cavernas do Vale da Lua, vulcões, fontes termais, lagos em diversos tons de azul, imensos salares povoados por bandos de flamingos, regiões repletas de cactos gigantes e geyseres.


Onde ficar:

Hotel Explora Atacama – localizado a 950 m do centro, bem próximo ao deserto, tem sistema all inclusive, nas diárias incluem as refeições e bebidas, traslados entre o aeroporto de Calama e o hotel (e vice versa) e mais de 40 expedições e acesso exclusivo às Termas de Puritama – diárias a partir de USD 1300,00 – mínimo 4 diárias

Noi Casa Atacama – localizado no centro da cidade, conta com instalações ecológicas. O aquecimento é fornecido através dos painéis solares e os alimentos preparados no restaurante são orgânicos. Os passeios podem ser agendados no local – diária a partir de USD 350,00 com café da manhã

Hotel Cumbres San Pedro de Atacama – a 2km do deserto de Atacama, a 15min a pé do centro da cidade. Os passeios podem ser reservados no local – diárias a partir de USD 270,00 com café da manhã.

Onde comer:

Na Calle Caracole, a principal rua da cidade, você encontra praticamente todos os restaurantes.

Café Katarpe – empanados são a estrela da casa, servem também lanches e pizzas.

La Franchuteria – padaria francesa com cardápio enxuto e ambiente agradável.

La Picada del Indio – famoso restaurante com ótima comida e ambiente agradável. (bem concorrido, pode ter fila)

La Casona – especializado em churrasco e comida chilena com música ao vivo

Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v