• Fabiula Ferreira

SANTIAGO DO CHILE



Santiago, a capital e maior cidade do Chile é linda, circundada pelos Andes que embelezam ainda mais a paisagem, abriga muita história e modernidade.

O centro histórico abriga algumas atrações como a Plaza de Armas onde se localiza a Catedral de Santiago, o Prédio dos Correios, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Precolombino. No Paseo Ahumada que é uma calçada apenas para pedestre está o Banco de Chile, seguindo pela Agustinas você irá passar pela famosa Paseo Bandera a rua colorida de Santiago e chegará a Plaza de La Constituición onde fica o Palácio de la Moneda que abriga o Gabinete da Presidência e pode ser visitado gratuitamente, é ali que ocorre a troca da guarda.

Existem dois cerros que te darão uma vista linda da cidade, não deixe de visitar pelo menos um. O Cerro Santa Lúcia é um monte e também um parque, que fica no centro da cidade e o Cerro San Cristóbal que possui uma das vistas mais lindas da cidade e pode ser acessado pelo funicular ou, para os mais aventureiros, subir a pé, a vista é realmente espetacular.

As atrações da cidade não param por aí, o bairro Bellavista é um bairro aconchegante com casas coloridas, várias opções de bares e restaurantes e o conhecido complexo gastronômico Pátio Bellavista, ótimo para jantar.

Uma outra ótima atração é o Sky Costanera, prédio mais alto da América Latina com um mirante que proporciona uma vista panorâmica 360º deslumbrante. Se tiver a oportunidade de visitar no final da tarde, poderá contemplar o pôr do sol.

No mesmo prédio está o Restaurante Giratório que é uma excelente opção para apreciar a culinária chilena em um ambiente super agradável e com vistas diferenciadas da cidade, já que o mesmo gira 360º.

Para quem gosta de museu, além dos já mencionados anteriormente, existem algumas outras opções como o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, que traz a história do Chile e suas fases da ditadura ou o Museu Bellas Artes que já é a própria obra de arte, fica dentro do Parque Florestal e tem como propósito oferecer cultura e conhecimento gratuitamente. Se você viajar com crianças, o Museu Interativo Mirador é uma excelente pedida, pois oferece várias experiências e até um simulador de terremoto.

Para curtir a natureza no meio urbano há o Parque Bicentenário localizado no bairro de Vitacura que é um dos mais sofisticados da cidade, ótima opção para caminhar e apreciar a natureza, esculturas e lagos durante o caminho e o Parque Florestal no centro de Santiago com 3 km e ao longo do caminho acompanhado pelo rio Mapocho.

Vale ainda visitar o Bairro Itália onde estão algumas galerias de arte e design, lojas boutiques e lojas de móveis antigos e o Bairro Paris Londres que lembra as ruas Europeias com muitas árvores.

Outro passeio recomendado e próximo a Santiago é a visita a uma vinícola, como a Concha e Toro ou Undurraga por exemplo, bem como conhecer o litoral Viña del Mar e Valparaiso e o Cajon del Maipo, um lugar lindo que abriga a represa Embase el Yeso.

Compras também são uma opção em Santiago, para isso visite os shoppings Costanera Center ou Parque Arauco que possuem lojas excelentes e conhecidas como Nike, Guess, Forever 21 entre outras.

Por isso, para conhecer bem a cidade e seus arredores, reserve pelo menos uns 5 dias e se tiver mais tempo poderá estender sua estada e passar uns dias no Valle Nevado, local conhecido por quem gosta de esquiar ou então pegar um voo e se aventurar no Deserto do Atacama. O Chile abriga lindos lugares e que possuem belezas e atrativos diferentes que encantam qualquer visitante.

Onde Ficar


Ibis Santiago Providência 3*

Avenida Providência, 1187 - Providência

Hotel simples, mas com ótimo custo-benefício e próximo ao metrô

Plaza El Bosque Nueva Las Condes 4*

Calle Manquehue, 656 – Las Condes

Moderno, próximo a shoppings e um local tranquilo.

Hotel Cumbre Lastarria 5*

Calle José Victorino Lastarria, 299 – Centro

Hotel estilo boutique, aconchegante e bem no coração da cidade, com fácil acesso a transporte público e aos principais pontos turísticos.

NH Collection Plaza 5*

Avenida Vitacura, 2610 – Las Condes

Localiado em um dos bairros mais chiques da cidade, moderno e com estrutura 5* que oferece piscina, sauna e todo o luxo necessário.

Onde Comer


Restaurante Giratório

Avenida Nueva Providência, 2250

Ótima opção para um jantar com uma linda vista panorâmica da cidade.

Mercado Central

Calle San Pablo

Tem preços mais altos pois é um ponto turístico, mas é um bom lugar para provar peixe e frutos do mar.

Palácio del Vino

Avenida Brasil, 75

Um lugar diferente que oferece uma atmosfera do século XX, dentro de um casarão antigo e tem cardápio variados com carnes, peixes e massas.

Patio Bellavista

Calle Constituición, 50

Opções variadas de bares e restaurantes, em um só lugar é só escolher o que prefere e aproveitar.

Quando Ir

A temperatura média anual da cidade é de 14ºC e as chuvas ocorrem com mais frequência entre maio e setembro. Como o clima é predominantemente seco, não se esqueça de utilizar hidratantes para evitar o ressecamento da pele e dos lábios. Independente da época escolhida para viajar, é aconselhável levar um casaco de frio, pois a temperatura pode cair bastante pela noite.

Santiago tem estações bem definidas — no verão faz calor, no inverno faz frio. É um destino que você pode conhecer o ano inteiro e que a cada viagem proporciona uma experiência diferente. O verão tem dias longos, com muitas horas de sol; já o inverno, de dias mais curtos, é indicado para curtir a neve dos Andes e passar o dia em uma estação de esqui.

Como chegar

Existem voos diretos que partem do aeroporto de Guarulhos (São Paulo) e é possível conexões desde outras capitais do Brasil.

Brasileiros podem entrar no país apresentando RG válido com menos de 10 anos de emissão ou passaporte válido para permanência máxima de 90 dias sem necessidade de visto.

Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v