• Fabiula Ferreira

TRANCOSO - BAHIA


Trancoso na Bahia, ganhou seu destaque quando a cantora Elba Ramalho começou a divulgar o lugar. Desde então segura o posto de um dos destinos mais bonitos e na moda do Brasil. Sua beleza vai além das belas praias e natureza, a cidade possui um encanto ao redor do seu famoso Quadrado, centrinho da cidade, onde as antigas casinhas de pescador foram transformadas em restaurantes, lojas, pousadas e, de frente pra praça está a bela igrejinha (que tem suas origens entre os séculos XVII/XVIII).


O Quadrado é mais agitado durante a noite, e onde os turistas costumam frequentar em busca de uma boa opção de restaurante, muitas vezes com música ao vivo. Mas não se engane, aqui existe uma grande estrutura turística com oferta de hotéis de luxo e alta gastronomia.


O QUE CONHECER


Não é segredo que a costa da Bahia abriga praias lindíssimas e infinitas opções de passeios. Aqui não é diferente. As praias estão a alguns metros do quadrado e podem ser acessadas facilmente a pé.


Saindo do Quadrado em direção à praia, logo a direita estão as praias do litoral sul de Trancoso - Rio Verde, a praia de Itapororoca e a praia de Itaquena. É possível caminhar pela faixa de areia e disfrutar de todas elas.


Já o litoral norte de Trancoso abriga as praias dos Nativos e a Rio da Barra. A primeira é a mais badalada, com suas barracas que oferecem serviço para que os turistas possam passar o dia por ali com toda comodidade de drinques, porções e refeições. Além disso, o rio Trancoso, que desemboca na praia, é um atrativo a mais, pois dá a oportunidade de dar aquele mergulho em água doce, muitas vezes desejado depois de um banho de mar.


Caminhando um pouco mais adiante, você chega na praia do Rio da Barra, onde também existem restaurantes que cobram uma consumação mínima para desfrutar o dia por ali, mas sem dúvida vale a pena pela comodidade e tranquilidade.


Caso tenha optado por alugar um carro, você pode aproveitar para conhecer toda a região da Costa do Descobrimento e passar por lugares como a Praia do Espelho, Arraial D´Ajuda, Caraíva e Santa Cruz Cabrália



QUANDO IR


Diríamos que o ano todo é propicio, mas se quer evitar a época de chuvas, evite o inverno. Nos meses de junho e julho é quando costuma chover mais. Já no verão fica bem mais cheio, mas o visual das praias com sol e céu limpinho, água azul do mar é inesquecível. Separe ao menos 3 dias para conhecer a região e se está pensando em combinar a viagem com uma estadia em Arraial d´Ajuda, o perfeito são 8 dias entre as duas cidades.


COMO CHEGAR


O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro com voos diretos pela LATAM, Gol ou Azul desde São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro por exemplo. Do aeroporto é necessário tomar um Taxi ou contratar um transfer que te leve até Trancoso. Outra opção é alugar um carro, especialmente se tiver intenção de conhecer as praias vizinhas. Em qualquer uma das opções, a travessia do Rio é feita pela balsa que te leva até Arraial D´Ajuda e de lá você segue por mais aproximadamente 30km até seu destino.


ONDE COMER


Trancoso tem boas opções de restaurante e uma estrutura completa. Algumas dicas são:


Capim Santo – Gastronomia renomada, ótimas opções de pratos inesquecíveis com peixes, num dos ambientes mais bonitos do Quadrado.

Silvana e Cia – Pratos fartos são servidos neste restaurante tradicional de Trancoso. Ótimas opções de pratos com camarão e peixes.

El Gordo – Restaurante da pousada homônima, um dos mais famosos por conta do seu lindo ambiente, pertinho da piscina e com vista para o mar. A noite o restaurante é iluminado com luz de velas para uma refeição. Gastronomia internacional com influência portuguesa.

Restaurante Rabanete Trancoso – Filial do restaurante de Porto Seguro e de Arraial d´Ajuda, tem em seu cardápio pratos bem brasileiros como moqueca, bobó de camarão e é uma opção legal para a hora do almoço.

Restaurante e Bar Zukka – restaurante mais simples em seu ambiente, mas o cardápio é variado e oferece pratos feitos (PFs) por um valor bem acessível.

Barracas de Tapioca – existem diversas barracas de tapioca, para uma refeição mais rápida, sabores variados como carne seca, queijo coalho, e sabores tradicionais.


ONDE FICAR



A maior parte dos visitantes querem ficar no Quadrado, pois esta é a parte da cidade onde está todo o agito. Realmente facilita bastante pois seguramente é aqui que você vai passear e curtir todo o agito da cidade.

De todas as maneiras há uma grande oferta de pousadas com um ótimo serviço fora do Quadrado também, tudo depende do seu estilo de viagem.


Um ótimo custo benefício que fica a poucos metros do Quadrado e ao mesmo tempo próxima da praia, é a Pousada do Bosque, numa aérea super arborizada e com uma decoração muito linda. Super aconchegante e tranquila. Uma outra excelente opção com um pouco mais de requinte é o Casa La Torre, hotel boutique muito charmoso, fica no desejado Quadrado e ainda te garante a proximidade do mar. Outra ótima recomendação é o Hotel Boutique Bahia Bonita, com localização privilegiada em meio à natureza. Oferece até piscina privativa em algumas das acomodações. A vista para o mar é linda. Agora se você busca algo mais econômico, um pouco mais afastada, você encontra a pousada Raízes do Brasil atende perfeitamente, tem conforto, tranquilidade e simpatia.

Quer receber mais conteúdos? Assine!

arrow&v